1 - Passado
Pegue um papel e uma caneta, ou abra uma página do Evernote (recomendo ele por sincronizar as informações entre o computador e o celular, mas sinta-se à vontade para utilizar um editor de texto de sua preferência), e escreva quais eram essas atividades que você realizava.
Qual foi o fato que te deixou mais feliz na história? Ter passado no processo seletivo do fórum. Ter tido a coragem de abandonar a igreja.
2 - Presente
Quais são as coisas que você faz atualmente e não vê o tempo passar? Quando consigo superar a indisciplina e consigo me engajar no conhecimento da leitura.
Quais são seus tópicos prediletos? Ser alguém diferenciado.
Como você quer ser lembrado? Quais qualidades suas você gostaria que fossem reconhecidas?
Quando você morrer, o que quer que as pessoas digam no seu funeral? Quer ser caracterizado como alguém engraçado? Criativo?
Alguém que resolveu grandes questões matemáticas? Ou talvez uma pessoa que fez atuações memoráveis?
Um visionário que revolucionou os jogos de computador? Ou possivelmente um indivíduo que fez a diferença na vida de pessoas próximas a ele?
3 - Futuro
Pense em como você se imagina daqui a 10 anos. Que atividades vai estar fazendo? Em que lugar?
4 - Um cenário ideal
Caso você não precisasse se preocupar com dinheiro, o que você faria?
Reflita sobre como seria a sua vida se ela fosse perfeita. Imagine a sua rotina dos sonhos. Que atividades iria realizar ao longo do dia?
Onde você iria? Com quem? Que lugar você moraria? Pense em tudo nos mínimos detalhes. Crie em sua mente a imagem da sua vida perfeita.
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder.
Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração.” – Steve Jobs.
5º Passo: os segredos escondidos nos seus ídolos
Quando você admira uma pessoa, é porque existem características nela que você valoriza.
Por exemplo, eu tenho enorme admiração por Ayrton Senna, mesmo não querendo ser um piloto de F1. E um dos motivos para isso é o fato dele ter sido extraordinariamente dedicado a um objetivo: vencer.
Ver toda a sua preparação técnica, o seu treinamento físico, e toda a intensidade colocada no desejo de atingir uma meta, me inspira.
Isso me fez descobrir algo sobre mim. Eu gosto de me dedicar ao máximo pelas coisas que eu me importo. Tenho fascínio por ir até o limite, de me entregar por inteiro ao que acredito
Você não pode conectar os pontos olhando para frente, você só pode conectá-los olhando para trás, e então você precisa confiar que no futuro os pontos irão se ligar de alguma forma. Você precisa acreditar em alguma coisa. Força de vontade, destino, karma, o que for. Acreditar que os pontos irão de ligar lhe dará a confiança necessária para seguir seu coração, mesmo quando ele te levar para fora do caminho padrão, e isso fará toda a diferença.
A vida te baterá com um tijolo na cabeça, mas não perca a fé. Você precisará saber o que você ama de verdade.
Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia você estará certo. Lembrar da morte é a melhor coisa para tomar decisões. Lembrar te liberta da armadilha de pensar que você tem algo a perder. Pergunte-se, se hoje fosse meu último dia, estaria fazendo o que farei hoje?
Não viva a vida de outras pessoas, não se submeta aos dogmas, siga a sua intuição, ela sabe o que você é, ela sabe o que você quer.
6º Passo: indo mais a fundo – uma análise detalhada
O que é importante para você? Liste os 5 valores mais relevantes na sua vida.
Exemplos possíveis para esses valores são: tranquilidade, confiança, família, sucesso, amizade, divertimento, criatividade, flexibilidade etc. Não tenha pressa. Pense cuidadosamente sobre os seus valores e anote eles.
Uma vez definidos, traduza-os em significados mais palpáveis para você. Por exemplo:
Divertimento -> Proporcionar alegria para as pessoas através de vídeos.
Amizade -> Estar sempre próximos aos amigos.
Criatividade -> Ter liberdade para colocar ideias em prática da minha maneira.
A um tempo atrás um amigo meu fez uma observação dizendo que eu tinha interesse por muitos tópicos diferentes.
Por exemplo, eu passava horas jogando jogos de RPG no computador. Isso me fez descobrir que na verdade não eram dos jogos em si que mais me atraiam, mas sim o fato de evoluir, de superar as dificuldades que estavam ali presentes.
Ela questionou diversos enfermos sobre quais eram as suas maiores lamentações durante as suas vidas. E a resposta mais dada foi:
“Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.”
A maioria das pessoas meio que querem, você não pode meio que querer.