Leitura Dinâmica

MÓDULO 1

1 PALESTRA FOCO E CONCENTRAÇÃO
1.1 O QUE É CONCENTRAÇÃO?

Suposição: Temos um gato concentrado em pegar um pássaro, que por sua vez está distraído porque está concentrado em um inseto. Temos também um cachorro que está vendo o gato distraído porque está concentrado no pássaro, e essa é sua deixa para que ele ataque o gato.

Nesse caso hipotético, a pergunta é, afinal, o que é concentração?

Conceito: É o estado mental que depende do sujeito, depende da motivação, depende do local, depende do interlocutor, depende de variáveis que não são prontamente determináveis. 

Em uma pesquisa realizada nos EUA, fora constatado que o pais perde cerca de 77 BIlhões de reais decorrentes de distrações e falta de concentração. 

Em resposta a suposição acima apresentada, agora sabemos que todos estavam concentrados.

1.2 O QUE É DISTRAÇÃO?

Primeiramente, devemos saber que temos dois tipos de distração, a positiva e a negativa:

1.2.1 Distração Positiva:

É um traço de evolução, é o estado mental que gera a capacidade de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo.

Distração não é um defeito, tanto é verdade que é por causa dela que você consegue dirigir um carro, olhar o celular, falar no telefone. jogar futebol, jogar truco etc. 

1.2.2 Distração Negativa:

A distração só vira um ponto negativo quando a sua atenção está distribuída em coisas que impedem de realizar a atividade que deseja, ou seja, você está distribuindo sua atenção em lugares e coisas erradas. 

Essa distração negativa é consequência de pensamentos. 

Entenda. Quando aquilo que você está pensando é mais forte do que aquilo que você fazendo e realizando, você tem o chamado Sequestro de Atenção. 

A principal consequência do sequestro de atenção é que você olha para o mundo mas não enxerga, escuta o mundo mais não compreende, você não senti o que está se passando ao seu redor. Nesse momento você fica muito vulnerável, podendo produzir cenas trágicas ou cômicas. 

Casos fáticos: Ligar o microondas e esperar dois minutos com ele vazio e sua comida na mão porque esqueceu de colocá-la dentro. Abrir uma bala e jogá-la no lixo e por o plástico dela na boca etc. 

Entenda. Quando você tem duas opções, você tem 1 (um) problema.

1.2.3 Origem das distrações.
Atualmente existe o conflito entre ter e ser.

Ter: Te torna um escravo e dependente.

Ser: Trás a liberdade.

Sempre que a distração estiver tirando o seu foco, olhe para dentro e pergunte-se:

- Por que estou distraído?
- Gosto do que faço?
- Virou rotina?
- Estou motivado?
- Estou fisicamente bem?

Após verificar essas questões, você estará apto a atingir a concentração, e está tornará sua mente em uma mente forte.

Entenda:
- Faça uma coisa de cada vez, isso reduz até 73% do tempo gasto naquela atividade.
- Estabeleça um prazo para terminar.

Veja. Quando uma pessoa está concentrada, ela está pensando. Quando uma pessoa está distraída, ela está pensando.

Logo, o pensamento pode ser o vilão ou o herói. Ele é quem determina se você está concentrado ou distraído.

Metapensamento: Pensar no pensamento. De onde vem o pensamento?

Quando você foge do presente, você toma decisões rasas, você não reflete sobre as escolhas que está fazendo. Isso nem sempre nos levam a escolhas éticas.

Mestres das distração: Pensamentos que são capazes de escravizar.
Quais são os pensamentos que mais aparecem na mente humana?

- Sexo: Pensamentos de ordem sexual. Se torna um problema quando isso se torna frequente de modo a impossibilitar a produtividade de tudo.

Todo comportamento que você repete várias vezes se torna um hábito. Todo hábito gerado trás a necessidade de ser alimentado.  Toda necessidade que colocamos uma situação para existir nos torna dependentes. Toda dependência, pelo excesso ou pela falta, nos leva ao sofrimento.

- Dinheiro: Geralmente é a necessidade de ter algo para fugir da angústia que é gerada pelo pensamento.

- Relacionamento: Aquelas perguntinhas e duvidas que geram do relacionamento.

- Musica: Aquela musica de fundo da sua mente que fica cozinhando seus miolos.
Três formas de acabar com as musiquinhas na mente:
a. Pare de ouvir música.
b. Intervenção externa. Escute músicas clássicas.
c. Visualize um aparelho de som na sua cabeça e jogue o volume no zero.

- Televisão: Quais serão os acontecimentos do próximo capítulo?

Comece a prestar atenção sobre aquilo que você está pensando.
Pare de olhar para fora e comece a prestar atenção para dentro de você.
Pare de se comparar aos outros.
Comece a valorizar mais, acreditar mais, confiar mais em si mesmo.
Aprenda a ficar só.
Aprenda a dizer não, aos convites, aos amigos, aos aplicativos, às empresas, aos jogos, à pornografia. Convites que não podemos aceitar, que não suportamos mais aceitar, e ainda assim aceita. Por aceitar só arruma mais um vício, mais uma fonte de dispersão.
Aprenda a refletir antes de reagir, a pensar antes de responder.
Conheça seus pensamentos, domine seus pensamentos antes que eles acabem com você.

Quando você pensa no pensamento, você se flagra. (É tipo se olhar em 3ª pessoa.)

Mantenha pensamentos negativos, tóxicos, pesados, pessimistas, sugadores, tristes, frustantes, viciantes fora da sua mente e escolha outro bom, positivo, leve, nobre, alegre, energizante ou vazia de pensamento.

AULA 01
Porra nenhuma. Só enrolação.

AULA 02
Porra nenhuma novamente. Só enrolação.

MÓDULO 2

AULA 03
Logística do curso.

AULA 04 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA LEITURA
1 PICTOGRAFIA
- Escrita usada pelos humanos a 40 mil anos atrás. 
- Simplesmente baseada em desenhos, ou seja, absolutamente visual.
Atualmente, o cérebro humano processa 50% das informações através da imagem. 
Segredo para fixação de informações na memória: Ler e visualizar mentalmente simultaneamente o que esta lendo. 
*Aplique hoje mesmo: Ao ler, tente visualizar ou desenhar o que você aprendeu. 

2 TRANSIÇÃO DA ORATÓRIA PARA ESCRITA
- Essa transição foi responsável por inúmeras transformações na capacidade cognitiva humana, que não sabia ainda lidar com registros escritos, pois estava acostumada a sempre ser estimulada pela capacidade auditiva. 
- Média mundial da leitura humana: 90 palavras por minuto, sendo que 48% da leitura é efetivamente compreendida. 
* Vantagens da leitura:
Ler 50 livros por ano. > Consequência: Quem lê bem, escreve bem, quem escreve bem, fala bem, quem fala bem, se destaca, quem se destaca, lidera, quem lidera, vence, pois salta na frente dos concorrentes. 

3 DO FUNCIONAMENTO DO PROCESSO DE LEITURA EM UM ADULTO FAMILIARIZADO COM A ESCRITA.
- O cérebro capta primeiro capta o significado da palavra antes mesmo de pronunciarmos. 
- Essa funcionalidade é o ponto de partida da leitura dinâmica.

AULA 05
1 LEITURA RÁPIDA VS LEITURA DINÂMICA
- Leitura rápida: Visão global do conteúdo.
- Leitura dinâmica: Aumento de velocidade em conjunto coma compreensão e retenção das informações.

2 PRÉREQUISITOS
- Vocabulário vasto: Estado de atenção durante a leitura e uma boa memória para reter palavras durante a leitura. Quanto mais você lê, mais palavras você conhece.
- Repertório lexical: Conhecer as variações das palavras. (Pedra: pedreira, pedregulho, pedrão, pedrinha etc.) (Jurisdição: autoridade, esfera, supremacia, julgo, poder etc.)
- Ser alfabetizado: Saber ler é respeitar as regras e dar vida ao texto, compreender e criar uma relação entre o leitor e o texto. Respeite principalmente a pontuação. (Leia o texto em voz alta)
- Presença do estado de confiança: Elimine racionalmente todas as possibilidades de algo der errado.
Troque a frase é difícil por é possível. A leitura tem a capacidade de mudar o ser humano.
2.1 Fatores que geram retrocesso: (Ter que ler o que já leu)
a. Falta de concentração;
b. Saltar os olhos para a linha errada.
c. Deficiência no vocabulário.
d. Problemas fisiológicos de visão.
2.2 Como resolver problemas:
a. Identifique o problema: Reconheça que isso é um problema e que precisa ser resolvido.
b. Encontre a causa e faça uma proposta de solução:
c. Execute a proposta de solução e avalie os resultados.
d. Se necessário, faça alterações.
*Aplique hoje mesmo: Amplie seu vocabulário. Leia em voz alta. Avance na leitura sempre a direita (evite retrocesso). Encontre 5 bons motivos para ler.

AULA 06 - DO AMBIENTE PARA LEITURA
- Mais concentração = mais rendimento.
1 ESTÍMULOS EXTERNOS: mensagens; telefones; iluminação inadequada; odores; campainha etc.
1.1 Para a leitura não pode haver estímulos externos. Ler não é qualquer atividade. É transferir o conteúdo do papel para sua memória.
1.2 Elimine os estímulos externos antes da leitura através da prioridade.
1.3 Determine as suas prioridades. Defina o lapso temporal que será necessário para o exercício da leitura. Durante ele, não permita nada além da leitura.

2 ESTÍMULOS INTERNOS: preocupação; raiva; preguiça; problemas; cansaço; sede; visão; fome; desmotivação;  ansiedade etc.
Quando junta os dois estímulos, fodeu.

3 ESTADOS MENTAIS INTERDEPENDENTES.
- Motivação gera concentração. Concentração gera Memorização.

4 TÁTICAS
4.1 Escolha um ambiente de leitura e elimine os estímulos externos.
4.2 Faça uma autoavaliação física e mental. Responda: Como estou me sentindo?
4.3 Responda: O que te motiva a fazer isso?

AULA 07 - REVISÃO
7.1 Imagem: Registros de longa duração; visualização mental;
7.2 Oratória: Explicar o que leu.
7.3 Desafios da velocidade: quebrar paradigmas (300 a 600 ppm); leitura silábica; maior vocabulário; leitura em voz alta.
7.4 Táticas: Solucionar problemas; vetar estímulos externos.

7.5 DOS PARADIGMAS
- É um mecanismo da mente que possui dados predefinidos em relação a algo. É tipo uma memória cache. Ela faz com que façamos presunções inconscientes em relação ao evento diante de nós.
Algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar o contrário. Albert Einstein.

MÓDULO 3

AULA 08 
- PPL: Palavras por linha. Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas: 10 ppl

AULA 09 
- PPM: Palavras lidas por minuto: 160 ppm.


AULA 10
10.1 PORCENTAGEM DE COMPREENSÃO
Responda 10 questões sobre o tema.
Multiplique o número de acertos por 10.
Exemplo: 8x10= 80%compreensão geral.

10.2 PALAVRAS COMPREENDIDAS
Multiplique os ACERTOS pelas PPM e divida por 100 = Compreensão Real (CR)
Exemplo: 80x116:100= 92,8 CR.

AULA 11 - ÓTICAS E PONTOS DE PROCESSAMENTO DO CÉREBRO
11.1 DA ÓTICA
Os nervos ópticos transportam as imagens para o nosso córtex visual primário. Este decodifica o texto atribuindo algum sentido.
A posição dos olhos também influenciam nesse processo.
Olhos para direita e pra cima:  Construção de imagens.
Olhos para direita e centralizados: Criação de sons.
Olhos para direita e pra baixo: Cinestésico: Checando os sentidos.
Olhos para esquerda e pra cima: Recordação de imagens.
Olhos para esquerda e centralizados: Lembrança de sons.
Olhos para esquerda e pra baixo: Cinestésico: Diálogos internos.
O movimento da cabeça paralelamente aos olhos dificulta a leitura.

AULA 12 - SUBVOCALIZAÇÃO
12.1 DO PROCESSO DE SUBVOCALIZAÇÃO
- As áreas do cérebro responsáveis pela linguagem trabalham em conjunto com outras ações, como por exemplo, a produção da compreensão e da fala, a recordação das palavras, o processo de leitura em si, a habilidade de escrita etc. Essas áreas desenvolvem os sistemas sensoriais, como visão e audição, bem como o controle motor dos músculos esqueléticos, aquele responsável pela musculatura da língua e produz a fala.
O vacabulário pobre ativa a necessidade da reprodução fonética, e isso estimula a subvocalização.
- Subvocalização não se elimina. Precisa-se compreendê-la e controlá-la:
a. Faça uma pré-leitura destacando as palavras das quais você não conhece.
b. Diminua a ansiedade.
c. Relaxamento vocal.
d. Procure inibir o movimento dos lábios com a mão ou com o dedo.
e. Mascar chiclete durante a leitura.
*Aplique hoje mesmo: Amplie seu campo visual através da leitura em blocos. Leia o texto com consciência do processo de subvocalização e aplique as medidas acima para controlá-la.








Nenhum comentário: